PIPAS

 

O objetivo desta página é de resgatar a milenar arte de fazer pipas que fascina o homem em todas as partes do mundo. Adoradas por crianças e adultos, as pipas transmitem uma alegria singular a quem as constrói e brinca com elas.

 

Veja "passo a passo" como montar alguns tipos de Pipas:

 

 

 

 

 

 

TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADO NA CONFECÇÃO DE PIPAS

 

Conheça os principais materiais empregados na confecção das pipas, itens comentados para que você tenha o maior número de informações possíveis.

 
1 - Linha

A melhor linha para confeccionar e empinar uma pipa é a 10 (olho) de algodão. No caso de pipas grandes, é recomendável os cordonês números 0.00.000 ou 0000 (urso).

 
2 - Cola

Seja qual for o tipo de pipa a ser confeccionada, a melhor cola é a branca, à base de PVA. O importante é usar cola na medida certa, nem mais, nem menos, para não prejudicr o vôo e o visual.

 
3 - Varetas

Japonesas: vareta de madeira não muito resistente, indicada na confecção de pipas pequenas e planas, que não exijam envergação muito acentuada.

Vareta de pinho milimetradas: são encontradas em casas de aeromodelismo, desde a espessura de 1 mm até 20 mm. é muito usada na confecção de pipas estruturadas planas e não aceita envergação acentuada.
Observação: encontram-se varetas redondas e quadradas.

Bambu: é o melhor dos materiais para a confecção de pipas de qualquer tipo. aceita todo o tipo de envergação, com a ajuda de uma vela. Pode-se moldá-la de várias formas. Para se ter este tipo de material, deve-se colher o bambu com muitos galhos, pois se tratam de bambus maduros (sem galhos, sem brotos).
Por maior que seja seu tamanho, os brotos não possuem uma secagem uniforme e não são muito flexíveis.

 
4 - Papéis

Papel de seda: é o mais usado, mas deve-se tomar cuidado por ser bastante frágil. O importante é não abusar da cola, pois corre-se o risco de rasuras e muitas manchas. Não é recomendável para a confecção de pipas grandes, pois, certamente, não resistirá à pressão do vento. É o tipo de papel que aceita colagem na sua decoração.

Papel impermeável ou manteiga: é um papel mais pesado e resistente, não tendo riscos de manchas ou rasuras na sua colagem. é indicado para pipas médias. aceita pintura, colagem e outras técnicas de decoração.

Papel crepom: é um papel resistente que poderá ser usado na confecção de pipas e caudas. Aceita colagem na sua decoração.

Papel espelho: um papel de boa resistência e coloração muito bonita, amplamente usado para se fazer dobraduras, mas também um ótimo

 

 

 

 

teste teste testeteste teste teste testeteste